terça-feira, 27 de outubro de 2015

x

Cabelo caindo demais: teste caseiro simples indica se queda está fora do normal

Dermatologista ensina a identificar problema com truque fácil de colocar em prática e lista outros indícios de anormalidade



Acha que seu cabelo está caindo demais? Essa preocupação é comum às mulheres, já que queda de cabelo é um fenômeno natural, mas que também pode ser indício de algum problema mais grave. E, afinal, como saber se a queda está dentro do normal ou se é preciso recorrer a um médico?
Leia também

Cabelo caindo demais é normal?

Créditos: ThinkstockCabelo passa por fases e é comum cair (Créditos: Thinkstock)
Segundo a dermatologista Angélica Pimenta, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), é comum que os fios caiam mais em determinado período da vida. Isso porque o cabelo passa por ciclos, que podem ser separados em três etapas: anágena, catágena e telógena.
A primeira é a fase de crescimento do fio e pode durar de 2 a 6 anos. A segunda, intermediária, é quando o fio amadurece e dura de uma a duas semanas. Já a última é quando tem início a eliminação dos cabelos mortos e aumenta consideravelmente a queda. Esse período que encerra o ciclo pode acontecer por cinco ou seis semanas. Depois disso, o natural é que os fios caiam e voltem a crescer, para ter início um novo ciclo.
Essa perda passa a ser preocupante apenas se a queda diária corresponder a mais de 15% dos fios. “Periodicamente passamos por uma troca capilar mais rápida e isso faz o cabelo cair de forma mais intensa, porém, não ultrapassa os 15% total”, explica a médica, que ensina a identificar se é preciso procurar ajuda de um especialista.

Teste caseiro de queda de cabelo

Para descobrir se sua queda merece atenção, observe o hábito comum de passar mãos nos cabelos. É natural que caiam fios a cada passada de dedos, mas fique atenta à quantidade.
Avalie: segure suas madeixas e puxe os fios. Se mais do que 15 fios caírem de uma vez só ao serem puxados, é motivo para recorrer a um dermatologista.
Créditos: ThinkstockTeste do puxão ajuda a descobrir se a queda está fora do normal e merece atenção de um dermatologista (Créditos: Thinkstock)

Indícios de queda anormal

Outros sintomas de anormalidade são o surgimento de falhas no couro cabeludo ou mesmo de áreas completamente sem cabelo. “Todas essas situações podem representar doenças de couro cabeludo que se não tratadas inicialmente, e de forma adequada, podem evoluir de forma desfavorável e às vezes ser irreversível”, alerta Angélica.
Um médico poderá realizar exames específicos para estudar a intensidade da queda e verificar se reposição dos fios acontece normalmente. “Muitas vezes nos preocupamos muito com a queda capilar, quando na verdade temos que nos preocupar se 100% dos fios que caem estão nascendo normalmente. Através desse exame conseguimos fazer essa análise, além de diagnosticarmos doenças, como por exemplo, a calvície”.
Créditos: ThinkstockNo banho é normal o cabelo cair mais (Créditos: Thinkstock)

Casos especiais

A dermatologista Angélica Pimenta ainda tranquiliza e indica não se assustar se a queda de cabelo parecer mais intensa ao tomar banho. Segundo a médica, a perda de fios tende a ser maior mesmo quando lavamos e escovamos os fios.
Mulheres que acabaram de ter filhos também deverão notar uma queda acentuada de cabelo. Logo depois do parto os fios entram bruscamente na fase telógena e caem com frequência. O problema, em geral, acontece 60 dias após o nascimento e se estende por até seis meses. A média é cair cerca de 30% dos fios.

Categoria: cabelo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário